Perguntas frequentes sobre cirurgia de nariz respondidas

Perguntas frequentes sobre cirurgia de nariz respondidas

  • perguntas-frequentes-cirurgia-de-nariz

O assunto cirurgia plástica costuma trazer muitas dúvidas e na cirurgia de nariz não é diferente. É comum que se tenham perguntas sobre a segurança do procedimento, tempo de recuperação, cuidados pós-operatórios e como escolher o cirurgião plástico certo, afinal, nosso nariz fica sempre exposto e não desejamos ficar insatisfeitos depois de um procedimento cirúrgico, com medo de o nariz ficar completamente desproporcional ou muito aquém do que sonhávamos.

Para muitas pessoas, a plástica no nariz serve apenas para fins estéticos, mas a verdade é que a rinoplastia pode ser indicada também para quem tem queixas funcionais, quando, por exemplo, não respira bem. E é claro, além disso, a cirurgia também é realizada por fins estéticos, quando não se gosta do aspecto do nariz, querendo afiná-lo ou mudar sua projeção, buscando maior harmonia facial.

Neste assunto existem muito a se conversar. Por isso, preparamos esse artigo.

Cirurgia plástica é feita apenas com finalidades estéticas?

Este é um grande mito, nem sempre a busca pela cirurgia é por conta do resultado estético. Seja qual for o objetivo, antes do procedimento são realizadas análises físicas e solicitado exames, como a tomografia, para analisar as estruturas internas. Mesmo focando no resultado estético, a análise funcional também é realizada. Quando não existe um problema funcional, a cirurgia passa a ser puramente estética.

A cirurgia de nariz é bem simples e não oferece nenhum risco?

Qualquer cirurgia implica em possíveis riscos. Mas a estar amparado por um cirurgião especialista e fazer o procedimento em clinicas ou hospitais com estrutura adequada, após realizar todos os exames pedidos e cuidando do pré e pós operatório, o risco é diminuído consideravelmente. O procedimento em si não costuma durar mais que duras horas e no mesmo dia ou no dia seguinte o paciente recebe alta.

A plástica no nariz pode levar a problemas respiratórios?

Sim, se a cirurgia for realizada de modo mal feito, pode gerar desvios de septo que podem levar o paciente à dificuldades de respirar. É importante diagnosticar bem o paciente antes da cirurgia, para entender possíveis problemas prévios de respiração ou respostas inesperadas do paciente no pós-operatório.

Na correção de dificuldades respiratórias a cirurgia pode atuar auxiliando o paciente a aumentar o fluxo de ar que passa pelas narinas ou findando a sensação de nariz sempre entupido ou escorrendo.

O pós-operatório da cirurgia de nariz é muito difícil?

Não costuma ser. A cirurgia costuma ser rápida e tranquila, deve-se usar curativos externos durante uma semana ou de acordo com o prazo indicado pelo cirurgião e seguir à risca o uso de medicações prescritas por via oral  nasal. Geralmente, pode-se retornar ao trabalho entre 7 e 14 dias após o procedimento. Já para a liberação para práticas esportivas é preciso aguardar ao menos um mês.

Nos primeiros dias pode ocorrer uma leve dificuldade de respiração por conta dos curativos e o inchaço, que melhora com o uso dos medicamentos e cuidados indicados pelo médico. Já existem até curativos que permitem que o ar passe normalmente.

A dor que se sente nos primeiros dias costuma ser de leve à moderada, podendo ser controlada com analgésicos e anti-inflamatórios. Mesmo quando é necessário realizar uma fratura nasal, a dor costuma ser rara.

Posso pedir o nariz que eu quiser e o cirurgião fará igual?

Não, é preciso respeitar as características de cada paciente e buscar sempre a harmonia. Não existe um nariz ideal, mas o mais adequado para cada um. Um nariz muito pequeno ou muito grande para as proporções do rosto do paciente levaria a um resultado insatisfatório.

Somente adultos podem fazer a rinoplastia?

A cirurgia é indicada após os 18 anos para mulheres e 21 para os homens, período em que as estruturas nasais estão mais definidas.

Perderei a sensibilidade no nariz após a cirurgia?

Ela pode ocorrer, mas costuma ser temporário e depois a sensação volta ao normal.

Em quanto tempo verei os resultados?

Após no mínimo 3 meses é possível, sendo o ideal 6 meses, pois neste período pode existir inchaço. O nariz pode se modificar ainda durante um ano ou mais, até chegar ao resultado final.

Que cuidados tomar ao querer realizar uma rinoplastia?

O primeiro deles é pensar em seus objetivos e expectativas, elas precisam ser adequadas ao que será possível para seu caso. Escolher um profissional competente, com o qual você simpatize e confie é essencial. Seguir as recomendações médicas antes e depois da cirurgia também o ajudarão a ter um melhor resultado e recuperação.

Deixar Comentário

Name*

Email* (never published)

Website