7 perguntas antes de fazer uma cirurgia plástica

7 perguntas antes de fazer uma cirurgia plástica

  • 7-perguntas-cirurgia-plastica

A realização de uma cirurgia plástica costuma ser também a realização de um sonho, é um momento planejado e que gera diversas dúvidas. Por ser um investimento, é preciso tirar todas as dúvidas possíveis antes de prosseguir com a decisão para sentir-se seguro.

O início de tudo: a consulta pré-operatória

Se algo incomoda no corpo o primeiro passo é agendar uma consulta, é o momento em que  o médico vai avaliar o seu caso e esclarecer todas as suas dúvidas. É importante levar uma listinha com todas as suas dúvidas para não correr o risco de se esquecer de perguntar algo importante. A seguir, veja questões que ajudarão você a formular perguntas que não pode deixar de fazer:

1. Escolhendo uma clinica confiável

Ter referências sobre a clínica e o profissional é essencial, busque falar com pessoas que já operaram na clínica e confirme informações como estrutura do local, experiência e formação do médico, se a cirurgia será feita na clínica ou em em hospital e se o médico tem registro no CRM – Conselho Regional de Medicina.

2. A escolha do cirurgião 
Um cirurgião plástico competente passa muitos anos estudando e se aperfeiçoando e precisa pertencer à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – instituição renomada do segmento, que garante que você não vai operar com alguém que não tem essa especialidade. Para confirmar essa informação você pode pesquisar por meio do número do CRM do médico na página da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP).

3. Os riscos de uma cirurgia plástica

Qualquer procedimento cirúrgico envolve riscos, mas eles podem ser minimizados quando se opta por uma equipe competente e experiente, que realize todos os cuidados necessários no pré e pós-operatório e, claro, que o paciente também siga a risca todas as recomendações. Antes da cirurgia são realizados exames clínicos para verificar a condição de saúde do paciente e entender se está tudo normal.

4. Tempo de duração da cirurgia plástica

Há procedimentos que levam meia hora e procedimentos que podem durar mais horas, tudo depende da cirurgia. De qualquer forma, mesmo que o procedimento em si seja rápido, é importante lembrar que os procedimentos de pré e pós operatório podem exigir alguma preparação, dedicação ou repouso.

5. Sobre o pós-operatório
O médico e sua equipe darão todas as instruções que você deverá seguir durante o período e, ao surgir qualquer dúvida, o correto é sempre recorrer à dele. É preciso ser cuidadoso, evitar esforços e respeitar o período para retornar a cada atividade, além de comparecer às consultas de retorno e usar corretamente possíveis medicamentos receitados ou sutiãs/cintas/modeladores.

6. Sobre o tipo de anestesia 

O tipo de anestesia depende do procedimento que será realizado. Pode ser usada a anestesia peridural associada à sedação ou local com sedação.
7. Dúvidas sobre cicatrização
Sempre vai existir uma cicatriz, que pode ser pequena ou envolver uma área maior, tudo depende do procedimento e da indicação do médico ao paciente em relação ao procedimento. Entretanto, a maioria delas pode ser facilmente disfarçada no dia a dia e com o tempo seu aspecto será cada vez melhor, seguir as recomendações médicas e não se expor ao sol até que haja liberação é essencial.

 

Deixar Comentário

Name*

Email* (never published)

Website